quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 de Maio – Dia Nacional de Luta Contra o Racismo


   Os livros oficiais contam que no dia 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que findou, do ponto de vista institucional, a escravidão no Brasil. Contudo, é necessário que se conheça mais a realidade dos fatos.
   A “história oficial” acabou por fazer da Princesa Isabel uma heroína da luta contra a escravidão, o que não é verdade. Essa conquista é fruto da luta de diversos(as) heróis e heroínas negros(as) escravos(as) e ex-escravos(as) que em alguns casos deram sua vida pelo fim dessa exploração baseada no racismo e na discriminação do povo negro.
   É sabido que em fins do século XIX, muitas famílias burguesas e  latifundiárias já não viam mais na forma de trabalho escravo o caminho para ampliação de seus lucros. Mas não fosse a luta incansável de diversos nomes da história da luta contra a escravidão no Brasil, como Zumbi dos Palmares, Luiza Mahin, Dandara, etc, esta conquista não aconteceria. As leis anteriores que caminhavam no sentido da abolição da escravatura, como a Lei do Ventre Livre, ou a Lei do Sexagenário, também foram fruto e conquista dessa história de lutas.

   E mais, a abolição da escravatura oficial não significou naquele momento e até hoje, o fim do racismo.
   A abolição foi um evento histórico que deu base para a criação do mito da igualdade racial no Brasil. A população brasileira é extremamente miscigenada, sobretudo com o povo negro que durante centenas de anos, construiu o país com a força de seu trabalho, explorada de forma escrava pela burguesia brasileira. Com base nisso, construiu-se a ideia de que todos são iguais e a presença constante dessa concepção nas diversas Constituições brasileiras do fim do século XIX para cá serviu para sustentar a falsa ideia de que não há desigualdade entre negros e brancos no Brasil.
No entanto, o mito da democracia racial mascara o destino de milhares de negros e negras e por consequência de seus descentes que até hoje sofrem com a exploração e com racismo. Como disse Aliado G, do grupo de rap Face da Morte: “o que um dia foi Quilombo, hoje em dia é favela”, e desde o século XIX, a população negra brasileira foi jogada na marginalidade, sem direito a emprego, trabalho, moradia digna.
   Hoje, a população brasileira é na sua maioria negra, mas os(as) negros e negras são os mais presentes na informalidade, nos índices de baixos salários e desemprego.
   Assim é mais que urgente combater a ideologia que inferioriza e discrimina a população negra brasileira. E para as mulheres negras ficam as piores condições de trabalho, uma grande presença no mercado da prostituição, combinando ao racismo e à exploração, a ideologia machista que também discrimina, violenta e mata as mulheres negras.
   O Dia 13 de Maio, portanto, deve ser DIA DE LUTA CONTRA O RACISMO e lembrar que ainda há muito o que fazer para acabar com o racismo no Brasil, e que o caminho é a luta unida de mulheres e homens da classe trabalhadora e com  Consciência Negra.





Campanha: Direitos Humanos – Memória e Verdade

2 comentários:

fali-vendo-me.blogspot.com disse...

Racismo é crime!...

Além de crime é uma imbecilidade, uma manifestação de ignorância e desumanidade...

Leonaldo de Sádie Amaro Silva disse...

Bom dia meu nome é Leonaldo sou da guarda municipal de Serra Talhada Pernambuco, sou instrutor de segurança tenho 23 anos de corporação e gostaria de compartilhar com vocês meu conhecimentos em relação a violência contra a mulher, tenho um projeto onde dou instruções de auto devesa e dicas de segurança para mulheres vitima de violência e as aquelas que queiram se prevenir de situações constrangedoras como: conhecer se seu paquera ou namorado será um futuro agressor, dicas de segurança em bancos e lotéricas, como entrar e sair de sua residência com segurança, como agir em uma abordagem de bandidos e estupradores e muito mais. Se vocês interessarem esse curso seria de bom aproveito para as mulheres, e também palestra em relação a violência contra as mulheres, e é GRATUITO vou deixa meu contato 87 996219781 Amaro esse é meu whatsapp.